Novas Maneiras de Ensinar: Práticas para Renovação
Módulo 1
O Curso de Novas Maneiras de Ensinar: Práticas para Renovação, da categoria Educação e Pedagogia, apresenta Aluno: O centro da aprendizagem, Mudanças na escola, O que é uma Escola Inclusiva?, Mudanças no cenário cultural, Culturas infantis nos espaços escolares, Mudanças na Aprendizagem, O Processo de Aprendizagem, Práticas em Sala de Aula, Importância da ludicidade para o sujeito, Atividades lúdicas em diversos contextos, Formas de aprendizagem diversas, Classificação dos jogos e brincadeiras parte I, Classificação dos jogos e brincadeiras parte II, Educador em transformação, Reflexão e mudança, Surdez, Reflexão sobre a prática, Métodos inovadores, Atividades psicomotoras, Atividades psicomotoras, Atividades acadêmicas, Jogos e atividades para intervenção, Atividades para intervenção, Mais atividades de intervenção, Jogo simbólico, Jogos online e digitais, Aprendizagem na era digital, Mediação da aprendizagem, Objetivo: desenvolver competências, Evolução e novos saberes, A implantação de novos currículos e Currículo e cidadania.
Se você se interessou por esse, vai gostar também do Curso de Supervisão Pedagógica, Atividades Lúdicas e Atividades Lúdicas: Atividades Corporais.
- Aluno: O centro da aprendizagem
- Mudanças na escola
- O que é uma Escola Inclusiva?
- Mudanças no cenário cultural
- Culturas infantis nos espaços escolares
- Mudanças na Aprendizagem
- O Processo de Aprendizagem
- Práticas em Sala de Aula
- Importância da ludicidade para o sujeito
- Atividades lúdicas em diversos contextos
- Formas de aprendizagem diversas
- Classificação dos jogos e brincadeiras parte I
- Classificação dos jogos e brincadeiras parte II
- Educador em transformação
- Reflexão e mudança
- Surdez
- Reflexão sobre a prática
- Métodos inovadores
- Atividades psicomotoras
- Atividades psicomotoras
- Atividades acadêmicas
- Jogos e atividades para intervenção
- Atividades para intervenção
- Mais atividades de intervenção
- Jogo simbólico
- Jogos online e digitais
- Aprendizagem na era digital
- Mediação da aprendizagem
- Objetivo: desenvolver competências
- Evolução e novos saberes
- A implantação de novos currículos
- Currículo e cidadania
Neuroeducação na Prática
Módulo 2
O Curso de Neuroeducação na Prática, na área de Educação e Pedagogia, fala sobre: O que é a neuroeducação e a importância da Neurociência na Educação, falando a respeito de: Aprendizagem e processos neurais, o que entendemos por aprendizagem, a Neurociência para a sala de aula, os desafios do professor no cotidiano pedagógico, o professor e a prática pedagógica e a construção do processo de aprendizagem.
Geralmente quem gosta desse curso gostam também do Curso de Libras na Prática: Introdução, Introdução ao Storytelling e Distúrbio de Aprendizagem.
- O que é Neuroeducação?
- Para que servem as provocações?
- Questionamentos importantes
- Quais são os desafios em sala de aula?
- Como lidar com os desafios em sala de aula?
- Estudos de caso
- O contexto de sala de aula
- Identificando e buscando recursos
- Qual o diferencial?
- Quais os aspectos da educação?
- A construção da aprendizagem
- A importância da reorientação
- O funcionamento do cérebro na aprendizagem
- Quais são as funções do cérebro?
- Divisões funcionais do cérebro
- O que é a área cortical?
- Córtex e funções cerebrais
- Conhecendo as áreas e funções cerebrais
- Como funciona o cérebro?
- Funcionalidades cerebrais
- Sinapse e neuroplasticidade
- Capacite-se sempre
- Novas trajetórias para a educação
- As novas estratégias de ensino
- O que são funções cognitivas?
- O que são habilidades cerebrais?
- Quais são as funções cognitivas?
- A aprendizagem e os processos neurais
- Os avanços e descobertas
- Mas...o que é aprendizagem?
- Como é educar no novo século?
- Os 4 pilares da educação e a neurociência
- Quais são as alterações cerebrais?
- Inovar é preciso
- Os desafios com a tecnologia
- Tecnologia e sala de aula
- A relação entre cognição e emoção
- Quais estratégias usar em sala de aula?
- Estudo de caso
Motivação a Leitura e a Escrita
Módulo 3
No Curso de Motivação a Leitura e a Escrita, na área de Educação e Pedagogia, aborda linhas pedagógicas, além de oferecer dicas e métodos de alfabetização, tudo isso forma clara e objetiva.
Se você se interessou por esse, vai gostar também do Curso de Inclusão da Criança com Síndrome de Down na Prática, Normas ABNT para Trabalhos Acadêmicos e Libras na Prática.
- Linhas Pedagógicas
- Gestalt Behaviorismo Tradicional
- Psicogenética Piaget Construtivista
- Sócio-interacionista Vygotsky
- Montessoriana
- Waldorf
- A construção do conhecimento segundo Piaget
- Alfabetização e Letramento
- Algumas dicas para os alfabetizadores
- Métodos de Alfabetização
- Níveis de concepção da escrita
- Nível Silábico
- Nível Alfabético
- Como o educador pode ensinar seus alunos a gostarem de ler e escrever
- Outras dicas de incentivo a leitura por parte dos pais
- Fichas Literárias para trabalhar nas Oficinas de Literatura
- A criança e a leitura
- Algumas sugestões para estimular o hábito da leitura nas crianças
- A sala de aula: um ambiente alfabetizador
- Mediação pedagógica
- Situações de aprendizagem num ambiente alfabetizador
- Sugestões de atividades das quais todos os alunos participam;
- Contação de Histórias: atividade que abre espaço para a alegria e o prazer de ler
- Orientações dadas pela educadora Gilka Girardello
- Conheça um pouco sobre alguns destes autores da literatura infantil
- Os jogos e brincadeiras: o lúdico no desenvolvimento infantil
- Cantigas, poesias, e parlendas: relação com a linguagem lúdica e poética
- O jornal como ferramenta pedagógica
- Conhecendo a estrutura do jornal
- Algumas dicas para iniciar o trabalho com jornal
- Sugestões para trabalhar com o jornal na sala de aula